Do site Vermelho
As novas e velhas mídias podem entrar em choque e se excluir mutuamente. Mas, em seu novo livro — The Huffington Post Complete Guide to Blogging —, a célebre blogueira Arianna Huffington argumenta que os dois mundos estão se aproximando rapidamente para reforçar o que cada um tem de melhor. Jornalistas tradicionais vêm escrevendo blogs, enquanto blogueiros estão ganhando credibilidade e status na mídia tradicional.
(...) o guia para blogueiros oferece dicas sobre como começar e como ser notado, além de opiniões da própria Arianna Huffington. Ela é ninguém menos que a criadora de um dos sites mais influentes da internet — o blog Huffington Post, ou HuffPo —, que ganhou destaque ainda maior durante a corrida à Casa Branca deste ano. O HuffPo fez experimentos com jornalismo cidadão em seu setor "Off the Bus", em que milhares de amadores escreveram relatos da campanha eleitoral.(...)
Na introdução de seu livro, Huffington escreveu: "O blogging vem sendo o maior avanço no jornalismo popular desde Tom Paine". (O panfleto Bom Senso, escrito por Paine em 1776, ajudou dramaticamente a promover a causa da independência americana.) O livro também tem seus momentos mais leves. Uma seção intitulada "Por que Você Escreve um Blog?" traz as respostas "para não parar no hospício" e "como substituto de uma terapia".
Embora Arianna Huffington defenda a boa vontade em relação à velha mídia, ela toma partido em favor dos blogs. "A imensa maioria dos jornalistas da imprensa convencional segue na direção apontada pelos editores", diz ela na introdução do livro. "Já os blogueiros saem armados com uma garantia de acesso muito mais eficaz do que uma credencial de imprensa da Casa Branca: a paixão."(...)
(...) O livro de Huffington alardeia a instantaneidade e a transparência dos blogs, quando comparado à mídia tradicional. Menciona alguns dos problemas que os blogs têm com padrões de reportagem e fraqueza de suas fontes.
As menções, no entanto, são apenas por alto — já que o livro se concentra, em vez disso, nos benefícios pessoais e políticos garantidos pela presença de uma multidão de vozes online. Segundo Huffington, as novas mídias não podem substituir as velhas por inteiro, nem dar os mesmos resultados que o jornalismo investigativo de valor comprovado ao longo do tempo.
Mas o mais importante, segundo a roteirista (Nora Ephron), é que "fazer um blog permite que qualquer pessoa tenha voz, mesmo sem ter acesso à Reuters ou à revista Time, e é isso que é realmente significativo." Na opinião de Nora Ephron, “as novas mídias vão continuar a dar voz às pessoas que de outro modo não teriam voz, e isso é algo que não vai desaparecer.”
COMENTÁRIO
No Brasil estamos engatinhando quanto à força de opiniões e análises independentes da blogsfera. Mas já vemos alguns resultados: inúmeros blogs se encarregam de desmascarar as manipulações do PIG (Partido da Imprensa Golpista: Organizações Globo, Veja, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo). Os desdobramentos da Satiagraha pelos blogs são emblemáticos.
Aliás, já se tem uma nova denominação para os veículos do PIG: DAT - Diários Associados Tucanos
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