sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Já começou...

Email de um amigo. Geraldinho.

Vamos nos indignar

Hoje tirei uma parte do dia para acompanhar os desdobramentos da votação de ontem no STF. O que leio é estarrecedor. O que estão fazendo no país é inaceitável. O pior de tudo é que a imensa maioria da população desconhece e não se indigna. Leia, se informe, fique incomodado como eu estou. Perceba como Gilmar Mendes, com ajuda do PIG (Partido da Imprensa Golpista - Organizações Globo, Veja e jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo), está comandando tudo e todos. Perceba como ele virou a Operação Satiagraha ao contratário e está incriminando o Delegado Protógenes e o Juiz De Sanctis. Perceba como ele usa o PIG para se dotar de poder - o caso do grampo no STF que até hoje não se provou que existiu é emblemático. Tudo isso movido a dinheiro de Daniel Dantas, o dono do Brasil. Putz, ô paisinho!

Diamante e Cascalho

Diamante: Delegado Protógenes Queiroz. Como diz o Nassif, estão (quem, abaixo) o perseguindo, tentando desqualificá-lo tanto que acabaram de criar um mito.

Cascalho: Gilmar Mendes, Nelson Jobim, atual Polícia Federal, Globo, Heráclito Fortes, STF, Veja e o dono disso tudo: Daniel Dantas.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Do blog do Nassif

Aniversário de uma provável fraude

Hoje completa 90 dias do aparecimento de uma provável fraude, talvez a maior já produzida pela moderna imprensa brasileira: o suposto grampo que Veja garante ter sido feito pela ABIN em uma conversa entre um Ministro do Supremo e um Senador da República.

90 dias depois, nenhuma das acusações da revista se confirmou. Nem que foi a ABIN, nem ao menos que a ABIN possuía maletas que permitissem grampo - aliás, a revista foi tão inconsequente que nem contava que a ABIN não dispunha de uma ferramenta óbvia para uma agência de inteligência.

Nesses 90 dias, a nação testemunhou a encenação escancarada de uma farsa, da qual participaram deputados, senadores, autoridades federais, autoridades do Judiciário e a mídia. A revista falava em uma verdadeira indústria de grampos, mencionava dezenas de pessoas supostamente grampeadas. Não conseguiu comprovar nem ao menos que o grampo mencionado na reportagem era real.

Futuramente, a história do jornalismo considerará esse episódio como sendo da mesma dimensão das Cartas Brandi e do Plano Cohen.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Corrente do Bem

Este email está circulando pela net. Divulgue também.

NATAL 2008 - ESPALHE ESSA IDÉIA
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega.

Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Há a informação de que têm pedidos inacreditáveis: tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó...

É uma idéia. É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia 20 de Dezembro. O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.

DIVULGUE P/ SEUS AMIGOS DA LISTA

Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar e
- a terceira, quando nos tornamos Papai Noel!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Piadas com Maradona

Há muito tempo o Casseta e Planeta deixou de ser o melhor programa de humor da TV. O formato de usar personagens e longos quadros já desgastou, as paródias são forçadas e a base das piadas muitas vezes é o sexo, o que cansa (vide a Praça é Nossa). Hoje os humoristas que fazem sucesso na TV são oriundos da stand-up comedy (vide CQC). Esse é o verdadeiro humor, de cara limpa, usando a inteligência e o talento. A internet tem um grande papel nessa mudança pois os vídeos pipocam no youtube. Mas voltando ao Casseta e Planeta, hoje duas piadas se destacaram, todas as duas sobre o Maradona. Numa ele ridiculariza um repórter brasileiro dizendo que o técnico da seleção brasileira não fede nem cheira e que ele, Maradona, pelo menos cheira. A outra é que o Maradona contratou a Amy Winehouse para a ser o preparador químico da seleção argentina. Essa última foi no quadro Piada de Última Hora, o que tem salvado o programa. Boas sacadas.

No blog do Mino...

O Mino é sensacional. Escola pra quem quer aprender a analisar e escrever. Eu frequento. Hoje colocou um post no seu blog sobre o posicionamento político da Carta Capital e de outros veículos de comunicação. Vale a pena ler, é só clicar aqui http://www.blogger.com/img/blank.gif

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O bom senso

Recebo um email (mais um da indústria de correntes do Power Point)que fala sobre a morte do bom senso. Realmente, cada vez menos se vê as pessoas usando-o. Penso que se uma pessoa for esvaziada de conhecimento, caráter, personalidade e sobrar só ele, tá resolvido! Seria ótimo se o mundo fosse acometido por um surto de bom senso - ao invés de surtos de "a nível de", "vamos estar fazendo". Faça o teste: aplique o bom senso no dia-a-dia. Resolve. (confissão. Coloquei um post aqui e dois dias depois usei meu bom senso e retirei do ar, para não dar problema)

Aprendendo a ver melhor a mídia

Há muito tempo deixei de me informar pela TV, revistas e jornais. Descobri que na internet se consegue opiniões mais isentas, análises mais profundas e os dois lados da notícia. Acostumei também a ler diversos blogs que revelam a manipulação da informação. O PIG (Partido da Imprensa Golpista), como apelidou Paulo Henrique Amorim o conjunto formado pelas Organizações Globo, revista Veja e jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, dá aula nesse quesito. Como diz o Casseta, fico chocado mesmo sem ser ovo! Utopia minha se todas as pessoas um dia pudessem perceber isso. Mas vamos lá... um de cada vez... Que tal começar com você que está lendo esse blog? Um bom início para aguçar a percepção é acessar o portal do Partido Comunista do Brasil (www.vermelho.org.br). Lá tem um canal chamado Mídia, que faz uma coletânea de artigos de diversos sites e blogs, analisando o comportamento da mídia brasileira. Comece por aí. E conversaremos depois.