quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nassif, mais uma vez, na mosca (azul?)

Satigraha e os podres poderes

Coluna Econômica - 20/11/2008

O caso Satiagraha é um marco na história institucional brasileira, talvez a maior prova de que o país caminha para a maturidade institucional.

Não pelas instituições em si. O caso revelou, de forma dramática, como um banqueiro que enveredou pelo caminho do crime, conseguiu cooptar vários setores relevantes da institucionalidade política brasileira.

A prova de maturidade não está no Supremo Tribunal Federal, depois de uma votação vergonhosa do habeas corpus de seu presidente Gilmar Mendes – na qual a maioria absoluta dos Ministros demonstrou sequer ter estudado o caso que competia a eles analisar.

Essa geração de Ministros conseguiu algo impensável: colocar o STF na relação das instituições sob suspeição da opinião pública.

De sua parte, o Legislativo teve comportamento igualmente suspeito. A atuação da CPI dos Grampos, protegendo ostensivamente os criminosos e pressionando os investigadores, não apenas manchou a reputação de seus membros – deputado Marcelo Itagiba, Raul Jungmann e Nelson Pelegrino, cada qual de um partido, todos servindo à mesma causa – mas da instituição como um todo.

Não escapou a cobertura da mídia, especialmente o estilo grosseiro, impiedoso e manipulador da revista Veja.

No início, a defesa intransigente de Daniel Dantas, por parte da revista Veja, tinha como álibi um suposto anti-lulismo. Quando Lula engrossou as críticas contra a atuação da Polícia Federal, desmontou o álibi da revista.

O que inspirava sua cobertura não era o anti-lulismo, mas a defesa intransigente de Daniel Dantas

Graças à tenacidade de três ou quatro pessoas, a farsa da campanha contra a Satiagraha está sendo desmontada. Haverá ressaca no dia seguinte, quando cada poder envolvido tiver que acertar contas com seus fantasmas e com a mancha da suspeição.

Tudo isso foi possível porque, hoje em dia, existe uma opinião pública com amplo discernimento para impedir toda forma de poder abusivo – até o da mídia.

Adoro essas bobagens

Sabores do bubbaloo

Outro dia vi um comercial do bubbaloo com sabor de chocolate. Esse é o chiclete com gostos mais inusitados: musse de limão, melancia, limonada suiça, napolitano, iogurte de morango, com recheio ácido e por aí vai. Daí pensei, porque não sugerir alguns outros sabores?

- molho pardo
- caldo de cana
- boldo
- água do mar
- caipirinha (só para maiores)
- pão de queijo
- filé a parmegiana
- pé-de-moleque
- abacate
- sal de fruta (pra conseguir mascar os outros)

Sugira os seus!

Outra seleção

E a seleção brasileira ontem heim? Quanta diferença... O Luiz Fabiano mais uma vez salvou o Dunga! Já não bastasse outras duas vezes (nas vitórias sobre Uruguai e Chile) em que o técnico estava ameaçado. Mas o jogo de ontem tem suas peculiaridades: amistoso, portanto os jogadores jogam sem pressão e mais soltos; Portugal veio mais passear do que jogar; a seleção portuguesa atacou, dando espaço pro Brasil jogar. Desse jeito a seleção brasileira se dá bem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mais um do SDC

Eu não citei o Noblat num post em que faço uma lista de funcionários do Sistema Dantas de Corrupção.

Para reparar meu erro, vai com figura.

Da Agência Carta Maior

Em um texto postado em seu blog, no dia 14 de novembro, Ricardo Noblat chamou o presidente do STF de "Gilmar Dantas". É bom lembrar que, para Freud, esses desvios eram sintomas de um compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido.


Charge de Penett para a Folha de S.Paulo

Direto do blog do Nassif....ai tranquilidade, quanto me custas!

Hoje tem marmelada?

Da Folha Online

Defesa de Dantas pede novo depoimento de Protógenes e adia fim de processo

THIAGO FARIA

O advogado do banqueiro Daniel Dantas, Nélio Machado, pediu nesta quarta-feira ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, o acesso à gravação da reunião na superintendência da Polícia Federal, que decidiu pelo afastamento do delegado Protógenes Queiroz do comando da Operação Satiagraha.

O pedido da defesa de Dantas adiou, assim, o fim do processo contra o banqueiro na 6ª Vara Criminal, que poderia acontecer hoje com a entrega das alegações finais por parte dos acusados.

Para Machado, o conteúdo da reunião influencia diretamente no desenrolar do processo contra seu cliente, acusado de corrupção.


Comentário

É até monótono, de tão previsível. Alguém ligado a Dantas vaza o áudio - no caso, Raul Jungmann. Veja, militante, e Globo, diletante, repercurtem. Com interpretações incorretas sobre o conteúdo para "esquentá-lo". E os advogados de Daniel Dantas se valem das matérias para postergar a sentença.

Surpresa: ninguém percebeu nada! Só a blogosfera inteira, mais as torcidas do Flamengo e do Corinthians.

Comentário 2

Foi barriga da Folha. Não houve adiamento coisa nenhum, segundo acabo de ser informado. Houve a audiência, os advogados entregaram as alegações finais, assim como o Ministério Público. O juiz De Santis tem, dez dias para dar a sentença. O que os advogados de Dantas fizeram foi um requerimento, solicitando esse novo interrogatório do Protógenes. O juiz poderá conceder ou não.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Pra quebrar (de leve) a tranquilidade

Começa a aparecer o maior esquema de crime organizado da história do país. Já está de posse da Polícia Federal o organograma de corrupção de Daniel Dantas. Lá estão políticos, juízes e jornalistas. Arrisco alguns nomes para posterior conferência: Marcelo Itagiba, Raul Jungman, Heráclito Fortes, Demóstenes Torres, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Suzana Camargo, Andrea Michael e Folha de São Paulo, Leonardo Attuch e Isto É, e Diogo Mainard e Veja. Quem viver até lá, verá.

Filosofias de powerpoint

"Mal por mal é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois mais vale esquecer de pagar a cerveja do que entornar tudo no chão!”

Para os homens: "Não é barriga não, é pedestal pra suportar o coração que é muito do grande!”

“Uma grande amizade tem que ser igual a uma bunda: tão unida, tão unida, que merda nenhuma separa.”

Para as mulheres: "Não fiquem à procura do Príncipe Encantado. Procurem o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come!”

“Amigo é igual parafuso, a gente só sabe que é bom na hora do aperto!”

"Celulite não é defeito. Os furinhos querem dizer 'Eu sou gostosa', em braille!"

O cachorro que salva vidas

Um dos mais belos e emocionantes comerciais dos últimos tempos é o filme "Cachorro", da campanha de doação de órgãos da Santa Casa de São Paulo. Criação da Young e Rubican, do Justus. Primoroso! Aumentou em 30% a captação de doadores. Eficiente!

Assista aqui

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Para Patrícia

Aposso-me do Gullar, para te homenagear.

Estranheza do Mundo
Ferreira Gullar


Olho a árvore e indago:
está aí para quê?
O mundo é sem sentido
quanto mais vasto é.
Esta pedra esta folha
este mar sem tamanho
fecham-se em si, me
repelem.
Pervago em um mundo estranho.
Mas em meio à estranheza
do mundo, descubro
uma nova beleza
com que me deslumbro:
é teu doce sorriso
é tua pele macia
são teus olhos brilhando
é essa tua alegria.
Olho a árvore e já
não pergunto "para quê"?
A estranheza do mundo
se dissipa em você.

Olha eu aí...

Lendo o blog Balaio do Kotscho achei esse post:

Pedro Augusto escreve:
"Kotscho, boa noite. Por favor, caro amigo, exponha no seu blog algo sobre a influência da mídia nas eleições, uma vez que tenho ouvido falar que alguns orgãos de imprensa falada e escrita já estão fazendo campanha para as eleições de 2010. Segundo informações, está havendo falta de ética, pois esses orgãos de imprensa (principalmente a de São Paulo) divulgam algo irrelevante para sobrepor o candidato protegido. A população tem que ser esclarecida do que começa a ocorrer. Tem gente manipulando a população".


Ricardo Kotscho responde:
"Pelo jeito, Pedro Augusto deve ser um leitor bastante jovem pois ainda fica indignado com práticas já bastante antigas nas relações da mídia com a política e a sociedade. A grande novidade dos últimos tempos, caro Pedro Augusto, é que agora não tem mais leitor bobo nesta história. As pessoas estão descobrindo cada vez mais o que há por trás da política editorial de cada veículo da mídia que é camuflada sob a forma de notícias isentas."


Eu não sou tão jovem assim mas me identifiquei com o Pedro. A semana continua tranquila...

As perspectivas positivas

Seguindo a proposta para essa semana, copio post do Nassif.

Conjunto de matérias com sinais positivos, nesse mar de notícias negativas:

1. O Pátria, um dos fundos mais profissionais do mercado, captou US$ 1,1 bi para aplicar nesses tempos de crise. Ele faz parte do time dos gestores contra-cíclicos, daqueles que, em tempos de crise, aproveitam as oportunidades e saem comprando, ajudando a amenizar o movimento.

2. Entrevista de Abilio Diniz, do Pão de Açúcar onde, entre outros temas, diz que as vendas subiram 29% em outubro.

3. Contratação de temporários deve superar o Natal passado.

4. Empresas apostando em Natal sem crise.